Extremos climáticos no litoral paulista: praticas de adaptação

Entrevista com Celia Regina de Gouveia Souza

Autores

  • Celia Regina de Gouveia Souza Pesquisadora Científica VI do Instituto Geológico e Professora Convidada do PPG em Geografia Física da FFLCH-USP. Participa do GT-Clima/SIMA e do Grupo de Asesoramiento Técnico - Plataforma de Cambio Climático, Riesgo y Resiliencia de América Latina y Caribe – UNESCO.
  • Pedro Henrique Campello Torres IEE-EACH/USP
  • Thamiris Luisa de Oliveira Brandão Campos Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo
  • Edmilson Dias de Freitas Departamento de Ciências Atmosféricas, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Regina de Gouveia Souza, Pesquisadora Científica VI do Instituto Geológico e Professora Convidada do PPG em Geografia Física da FFLCH-USP. Participa do GT-Clima/SIMA e do Grupo de Asesoramiento Técnico - Plataforma de Cambio Climático, Riesgo y Resiliencia de América Latina y Caribe – UNESCO.

Geóloga, Mestre em Oceanografia Geológica e Doutora em Geologia Sedimentar pela USP. Pesquisadora Científica VI do Instituto Geológico e Professora Convidada do PPG em Geografia Física da FFLCH-USP. Coordena o Programa de Monitoramento da Erosão Costeira no Estado de São Paulo e o Grupo de Estudos Costeiros (CNPq). Participou da elaboração do PPDC de Ressacas e Marés Altas Anômalas de São Paulo. Participa do GT-Clima/SIMA e do Grupo de Asesoramiento Técnico - Plataforma de Cambio Climático, Riesgo y Resiliencia de América Latina y Caribe – UNESCO.

Pedro Henrique Campello Torres, IEE-EACH/USP

Cientista Social e Planejador Urbano. Atualmente é professor de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e Pós Doutorando em Ciências Ambientais, no Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da Universidade de São Paulo parte do Projeto Temático FAPESP MacroAmb (2015-03804-9). Interesse nos temas do planejamento ambiental, como foco nas desigualdades, justiça ambiental e climática.

Thamiris Luisa de Oliveira Brandão Campos, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Doutora em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente integra o projeto temático MacroAmb (Processo FAPESP n.º 2019/12015-9 e 15/03804-9) como pesquisadora pós-doc no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo com o tema de eventos extremos e mudanças climáticas na Macrometrópole Paulista.

Edmilson Dias de Freitas, Departamento de Ciências Atmosféricas, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Universidade de São Paulo.

Professor Titular do IAG-USP, desenvolve pesquisas voltadas aos problemas existentes em áreas urbanas, com foco em sistemas meteorológicos extremos e poluição do Ar. Participou do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas como coautor junto ao GT-1 no capítulo, “Avaliação de Modelos Globais e Regionais Climáticos. Foi coordenador do GT "Programa Brasileiro de Combustíveis, Tecnologias Veiculares e Emissões (PCVE)", junto à Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em que foram avaliados os efeitos das emissões e dos programas de controle, como o PROCONVE.

Downloads

Publicado

2021-09-06 — Atualizado em 2021-09-15

Versões

Como Citar

REGINA DE GOUVEIA SOUZA, Celia; HENRIQUE CAMPELLO TORRES, Pedro; LUISA DE OLIVEIRA BRANDÃO CAMPOS, Thamiris; DIAS DE FREITAS, Edmilson. Extremos climáticos no litoral paulista: praticas de adaptação: Entrevista com Celia Regina de Gouveia Souza. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 11, p. pp. 40 – 47, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/557. Acesso em: 28 mar. 2024.