Tarifa Zero e Financiamento do Transporte
Direito à Cidade ou Subsídio a Empresas?
DOI:
https://doi.org/10.36942/dialogossocioambientais.v8i23.1429Palavras-chave:
Tarifa Zero, direito à cidade, grupos econômicos, financiamento do transporte, comum urbanoResumo
Este artigo analisa a política de Tarifa Zero no transporte público coletivo brasileiro, abordando o conflito entre o transporte como direito à cidade e a influência dos grupos econômicos que dominam o setor. Derivado de uma pesquisa de doutorado em andamento pela Universidade Federal do ABC (UFABC), o texto apresenta a hipótese de que esses grupos moldam a agenda pública para limitar a expansão da Tarifa Zero em grandes centros urbanos. A análise busca, assim, compreender os desafios e as disputas para tratar a mobilidade urbana como um bem comum.
Downloads
Referências
BANISTER, D. The sustainable mobility paradigm. Transport Policy, v. 15, p. 73-80, 2008.
HARVEY, David. Cidades Rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2012.
KĘBŁOWSKI, W. Why (not) abolish fares? Exploring the global geography of fare-free public transport. Transportation, v. 47, n. 6, p. 2807-2835, 2020.
SANTINI, Daniel. Passe Livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização. 1. ed. São Paulo: Autonomia Literária; Fundação Rosa Luxemburgo, 2019.
SHELLER, Mimi; URRY, John. The new mobilities paradigm. Environment and Planning A: Economy and Space, v. 38, n. 2, p. 207-226, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diálogos Socioambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

