Tarifa Zero e Financiamento do Transporte

Direito à Cidade ou Subsídio a Empresas?

Autores

  • Thiago Von Zeidler Gomes

DOI:

https://doi.org/10.36942/dialogossocioambientais.v8i23.1429

Palavras-chave:

Tarifa Zero, direito à cidade, grupos econômicos, financiamento do transporte, comum urbano

Resumo

Este artigo analisa a política de Tarifa Zero no transporte público coletivo brasileiro, abordando o conflito entre o transporte como direito à cidade e a influência dos grupos econômicos que dominam o setor. Derivado de uma pesquisa de doutorado em andamento pela Universidade Federal do ABC (UFABC), o texto apresenta a hipótese de que esses grupos moldam a agenda pública para limitar a expansão da Tarifa Zero em grandes centros urbanos. A análise busca, assim, compreender os desafios e as disputas para tratar a mobilidade urbana como um bem comum.

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Biografia do Autor

Thiago Von Zeidler Gomes

Mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território (UFABC), com graduação em Arquitetura e Urbanismo (Mackenzie) e Gestão de Políticas Públicas (USP). Com 20 anos de experiência em mobilidade, é fundador da POLO Planejamento. Em 2020, seu projeto de Tarifa Zero em Vargem Grande Paulista foi premiado com o International Planning Excellence Award pela American Planning Association, tema central de sua pesquisa de doutorado.

Referências

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

VON ZEIDLER GOMES , Thiago. Tarifa Zero e Financiamento do Transporte: Direito à Cidade ou Subsídio a Empresas?. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 100–103, 2025. DOI: 10.36942/dialogossocioambientais.v8i23.1429. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/1429. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Jovens que pesquisam