Impacto do uso dos canais de comunicação e marketing digital em pequenas empresas de Campos Novos, SC

Autores

  • Viviane Serena Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
  • Leandro Hupalo Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.1043

Palavras-chave:

Transformação Digital, Programa Brasil Mais, Sebrae

Resumo

O presente estudo analisou 20 empresas de Campos Novos/SC participantes do Programa Brasil Mais entre novembro de 2020 e junho de 2021 e teve como objetivo geral analisar como a falta de utilização do marketing digital e dos canais de comunicação com o cliente geram impactos nas microempresas do setor comercial. A partir do estudo das ferramentas de comunicação e marketing foi possível analisar a ineficiência nos meios de comunicação com o cliente através do marketing digital. Os resultados do estudo apontam para um crescimento do faturamento em todas as empresas analisadas, com uma variação de 1% a 89% de aumento, além do aumento da visibilidade nas mídias sociais, sobretudo por se tratar de atividades econômicas relacionadas ao comércio. O estudo aponta, ainda, a importância de ações para o desenvolvimento de pequenos negócios, promovendo o aumento da renda e da empregabilidade, além de capacitar os pequenos empresários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Serena, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Engenheira de Produção (UNOESC)

Leandro Hupalo, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestre em Educação (UFFS) e Doutorando em Desenvolvimento e Sociedade (UNIARP)

Downloads

Publicado

2025-05-07

Como Citar

Serena, V., & Hupalo, L. (2025). Impacto do uso dos canais de comunicação e marketing digital em pequenas empresas de Campos Novos, SC. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 10(1), 117–132. https://doi.org/10.36942/reni.v10i1.1043