Empresários do Trentino-Alto Adge no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v1i1.150Palavras-chave:
Empresários, Imigrantes, Estado de São Paulo, Trentino-Alto Adge, EmpreendedorismoResumo
Geralmente os estudos sobre o papel do imigrante empreendedor no Brasil têm como referências a nacionalidade e o grupo social. Entretanto, os países de origem desses imigrantes nunca foram homogêneos. As características culturais, econômicas, geográficas de cada região; as constantes alterações nas fronteiras dos países europeus e os diferentes ritmos das transformações econômicas destas regiões criaram uma variedade imensa de tipos específicos de imigrantes. Um aspecto pouco estudado é o papel das habilidades
desses imigrantes empreendedores em ambientes econômicos novos e dinâmicos. O objetivo deste artigo é explorar a adequação do uso conjunto de instrumentos conceituais do modelo cognitivo-institucional derivados do pensamento de Hayek e Veblen com a teoria do capital humano para estudar o comportamento empreendedor dos imigrantes tiroleses no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Link da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.