O não perdão nas políticas de memórias do cone sul

Por uma abordagem dialética negativa da não-identidade

Authors

  • Giovane Rodrigues Jardim IFRS

DOI:

https://doi.org/10.36942/rfim.v4i1.977

Keywords:

Memória coletiva, Compulsão à Identidade, Política Pública de Memória, Perdão

Abstract

Esta investigação propõe discutir a dialética negativa de Adorno como “negação determinada”, e desta forma, como metodologia de abordagem do conhecimento e crítica do presente prejudicado, a partir da análise da temática do não perdão nas políticas públicas de memória nos países do Cone Sul. A dialética negativa é, assim, assumida como uma metodologia para se pensar a não-identidade do perdão, tendo como objeto de análise quantitativa e qualitativa a produção acadêmica do Seminário Internacional Políticas de la Memoria, evento este que acontece em Buenos Aires desde o ano de 2008. O perdão será discutido a partir de como ele foi percebido pela academia na sua relação com a impunidade jurídica em dado contexto histórico, ainda, na constelação que lhe é própria em seu devir histórico como possibilidades no horizonte do necessário restabelecimento das relações de reciprocidade e de respeito.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2009.

_____. As estrelas descem à terra. São Paulo : Unesp, 2008.

_____. Educação e Emancipação. 4ºed. São Paulo : Paz e Terra, 2006.

_____. Mínima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Lisboa : Edições 70, 1970.

_____.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2006.

ASSOUN, Paul-Laurent. A escola de Frankfurt. São Paulo : Ática, 1991.

BAUER, Carolina Silveira. Políticas de memória: aproximações conceituais e teóricas. In. GALLO, Carlo Artur (org.). Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no sul da Europa e na América do Sul. Rio de Janeiro : Oficina Raquel, p.12-23, 2021.

BERNSTEIN, J. M. Negative Dialectic as Fate Adorno and Hegel. In. HUHN, T. The Cambridge Companion to Adorno. (pp.19-50) Cambridge University Press, 2006.

CENTRO CULTURAL DE LA MEMORIA HAROLDO CONTI. Seminario Internacional Políticas de la Memoria. Disponível em: http://conti.derhuman.jus.gov.ar/areas/agenda/actividades-v2.php?d=seminario-internacional-politicas-memoria. Acesso em: 08 de set. 2023.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Do conceito de mímesis no pensamento de Adorno e Benjamin. Perspectivas, n. 16, 1993, pp. 67 – 86.

GATTI, Luciano. Constelações: crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo : Edições Loyola, 2009.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo : Editora Unesp, 2015.

JELIN, Elizabeth. La Lucha por el Passado: Cómo construimos la memoria social. Buenos Aires : Siglo XXI Editores, 2017.

MARCUSE, Herbert. Razão e Revolução: Hegel e o Advento da Teoria Social. São Paulo : Paz e Terra, 2004.

_____. Eros e Civilização: Uma interpretação Filosófica do Pensamento de Freud. Rio de Janeiro : LTC, 1999.

VALLS, Alvaro. Estudos de Estética e Filosofia da Arte: numa perspectiva adorniana. Porto Alegre : Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

Published

2025-04-20

How to Cite

RODRIGUES JARDIM, Giovane. O não perdão nas políticas de memórias do cone sul: Por uma abordagem dialética negativa da não-identidade. Pós-Graduação em Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 151–181, 2025. DOI: 10.36942/rfim.v4i1.977. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/instauratiomagna/article/view/977. Acesso em: 22 apr. 2025.

Issue

Section

Dossiê