Políticas Públicas, o Planejamento Energético e o Planejamento Urbano na Macrometrópole Paulista

Autores

  • Flávia Mendes de Almeida Collaço Pós-doutoranda Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP)
  • Rafael Barreto Castelo da Cruz

Palavras-chave:

Gestão e políticas públicas, Planejamento energético, Planejamento urbano, Governança multinível

Resumo

As cidades são, cada vez mais, encorajadas a adotar medidas para reduzir as emissões de CO2 através da implementação de ações de planejamento energético, fazendo com que a gestão pública e seus habitantes, precisem ganhar experiência e considerar a demanda e oferta de energia e as estratégias do planejamento energético no processo de planejamento urbano. No entanto, análise sobre os instrumentos legislativos do Brasil, estado de São Paulo e região da Macrometrópole Paulista demonstram que o estabelecimento da governança multinível é precário e avança lentamente na formulação e implementação de políticas de políticas setoriais (como a urbana e a energética), quiçá, para o enfrentamento das mudanças climáticas, que demanda políticas transversais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Mendes de Almeida Collaço, Pós-doutoranda Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutoranda Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Energy Policies and Economics Programme do Research Centre for Gas Innovation da Escola Politécnica (POLI-USP). Pesquisadora associada ao Grupo de Governança Energética do Projeto Temático no 15/03804-9 “Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática” do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). É pesquisadora líder do Programa de Integridade Socioambiental da Transparência Internacional – Brasil.

Rafael Barreto Castelo da Cruz

Engenheiro Civil, Especialista em Gestão Pública (UNIFESP), Mestrado em Habitação, Tecnologia e Planejamento (IPT/USP), Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana (POLI/USP) e Pesquisador de Pós Doutorado no Grupo de Engenharia e Planejamento Urbano GEPE - URB (POLI/USP). Atualmente as principais áreas de pesquisa abrangem instrumentos urbanísticos e ferramentas de participação popular.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

MENDES DE ALMEIDA COLLAÇO, Flávia; BARRETO CASTELO DA CRUZ, Rafael. Políticas Públicas, o Planejamento Energético e o Planejamento Urbano na Macrometrópole Paulista. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 09, p. 24–27, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/404. Acesso em: 29 mar. 2024.