A implantação do uso comercial da energia elétrica no Estado de São Paulo

1889-1955

Autores

  • Renato de Oliveira Diniz Presidente do Conselho da Fundação Energia e Saneamento – FES

Palavras-chave:

História da eletrificação, São Paulo (est.), Processo social

Resumo

As primeiras iniciativas de uso sistemático da eletricidade em nosso país são contemporâneas dos aproveitamentos pioneiros dessa forma de energia na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, onde e quando se realizaram em profusão experimentos com essa 'nova' forma de energia; buscando criar dispositivos, máquinas e sistemas eficazes que pudessem ser utilizados em negócios rentáveis. O texto busca trazer o contexto da implantação do uso comercial da energia elétrica no Estado de São Paulo, entre os anos de 1889 a 1955.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato de Oliveira Diniz, Presidente do Conselho da Fundação Energia e Saneamento – FES

Historiador, doutor em História/USP, Presidente do Conselho da Fundação Energia e Saneamento – FES. Foi pesquisador do Projeto Eletromemória USP/ UNICAMP/UNESP. Atuou no Projeto Memória Cesp, no Centro de Documentação e Memória Camargo Corrêa, no DPH da Eletropaulo, e no acervo de memória institucional do Santander Brasil e da Natura Cosméticos. Foi Diretor da FES e curador do Projeto CPFL 100 Anos.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

DE OLIVEIRA DINIZ, Renato. A implantação do uso comercial da energia elétrica no Estado de São Paulo: 1889-1955. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 3, n. 09, p. 19–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/403. Acesso em: 23 abr. 2024.