Dedim de Prosa: Metodologia participativa no Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê da Bacia Hidrográfica - Paraíba do Sul (Brasil)

Autores

  • Larissa Neli da Cruz Pereira Faria Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria”
  • Lucas Campos de Almeida Rodrigues Instituto H & H Fauser
  • Oscarina Teodora Prado Santos Silva UNIVAP
  • Juliane Maria da Silva Ferreira Suinã - Instituto Socioambiental

Resumo

O “Dedim de Prosa”, método adaptado para envolver a comunidade do Vale do Paraíba na elaboração do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul, teve um importante papel na sensibilização e mobilização da sociedade civil no projeto. Através de encontros presenciais, que durante a pandemia de COVID-19 foram adaptados para o remoto, promoveu uma discussão e participação efetiva, dinâmica e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Neli da Cruz Pereira Faria, Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria”

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNITAU e Tecnóloga em Gestão Pública pela Univesp, atua com receptivo de Turismo Social na cidade de Paraibuna e mobilização social em projetos socioambientais, e de patrimônio cultural, integrante do Instituto Chão Caipira e colaboradora do Instituto H & H Fauser, membro de comissões e conselhos municipais de Paraibuna-SP há mais de 10 anos. Colaborou com o PEAMS do CBH-PS e coordena reuniões e oficinas participativas virtuais “Dedim de Prosa” em projetos na região do Vale do Paraíba.

Lucas Campos de Almeida Rodrigues, Instituto H & H Fauser

Bacharel em Ciências Biológicas pela UNIVAP e pós-graduando em MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições pela UNITAU, atua em projetos socioambientais, de preservação patrimonial e turismo social em colaboração com Instituto H & H Fauser e Instituto Chão Caipira, participando de comissões e conselhos municipais de Paraibuna-SP. Foi técnico no PEAMS do CBH-PS e coordena reuniões e oficinas participativas virtuais “Dedim de Prosa”.

Oscarina Teodora Prado Santos Silva, UNIVAP

Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP e Msc em Botânica - INPA, e Especialista em Educação do campo - UNICAMP, atuando em projetos socioambientais, biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Juliane Maria da Silva Ferreira, Suinã - Instituto Socioambiental

Tecnóloga em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Pós-graduanda em "Natureza que somos: filosofias e práticas para uma atuação genuína no mundo”, atua como coordenadora técnica no Instituto Socioambiental Suinã.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

NELI DA CRUZ PEREIRA FARIA, Larissa; CAMPOS DE ALMEIDA RODRIGUES, Lucas; TEODORA PRADO SANTOS SILVA, Oscarina; DA SILVA FERREIRA, Juliane Maria. Dedim de Prosa: Metodologia participativa no Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê da Bacia Hidrográfica - Paraíba do Sul (Brasil). Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 50–55, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/689. Acesso em: 28 mar. 2024.