Interfaces do cacau e a soberania alimentar de comunidades amazônicas pela perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autores/as

  • Elano Emerson Belucio da Silva FIOCRUZ Brasília
  • Ludmila da Rocha Nogueira Universidade Federal do Pará
  • Daniel Palma Perez Braga Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares e Universidade Federal do Pará (UFPA)Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36942/dialogossocioambientais.v9i25.1570

Resumen

Para além de um produto commodity, ingrediente do chocolate, o cacau pode ser um fruto catalisador da soberania alimentar de agricultores familiares e uma ferramenta estratégica para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia brasileira. No entanto, reconhecer a sustentabilidade real requer superar paradigmas econômicos e resgatar conhecimentos tradicionais e modos de vida que se conectam tanto à produção agroflorestal e ao consumo alimentar diverso, quanto a mercados locais e regionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elano Emerson Belucio da Silva, FIOCRUZ Brasília

Nutricionista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo pela Escola de Governo Fiocruz - Brasília. Participa do grupo de pesquisa Floresta, Árvores e Meios de Vida Sustentáveis na Amazônia - UFPA. Profissional colaborador na Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional - UFPA.

Ludmila da Rocha Nogueira, Universidade Federal do Pará

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), mestre em Agriculturas Amazônicas e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará. Participa do grupo de pesquisa Floresta, Árvores e Meios de Vida Sustentáveis na Amazônia (FLORAR).

Daniel Palma Perez Braga, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares e Universidade Federal do Pará (UFPA)Universidade Federal do Pará

Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciências com ênfase em Conservação de Ecossistemas pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Possui atuação acadêmica com ênfase em sistemas agroflorestais com cacau e meios de vida sustentáveis para agriculturas familiares. Atualmente é Coordenador Regional do Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 (Pro-SEMEIA), Coordenador do Grupo de Pesquisa Floresta, Árvores e Meios de Vida Sustentáveis na Amazônia (FLORAR) e Diretor da Faculdade de Desenvolvimento Rural (Facdes).

Citas

BRAGA, D. P. P.; ROCHA, C. G. S.; SERRA, A. B.; SILVA, I. C.; FERRONATO, M. L.; LUNELLI, J.; ARAUJO, V. L.; GUERRA, G. A. D.; FOLHES, R. T. A Encruzilhada do Cacau na Amazônia Brasileira: A Sustentabilidade entre Sistemas Agroflorestais e o Monocultivo. Dossiê Novos Cadernos do NAEA, v. 8, n. 3, p. 109-142, fev. 2026. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/20174

MAPA. Derivados de cacau. Ministério da Agricultura e Pecuária. Secretaria de Inovação Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Brasília-DF: MAPA/SDI/CEPLAC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/2024/ministerio-da-agricultura-celebra-os-67-anos-da-ceplac/Derivadosdocacau.pdf. Acesso em: 27 fev. 2026.

MENDES, C.; GONÇALVES, J. R. Segurança e soberania alimentar: o caso brasileiro (1994-2015). Caderno CRH, [S. l.], v. 36, p. e023009, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/42137

ONU BRASIL. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Nações Unidas Brasil. 2022. Disponível em: https:// brasil.un.org/pt-br/sdgs4. Acesso em: 07 jun. 2022.

VILAÇA, M.; MAIER, T. F.; SILVA, F.; PIRES, H. O cacau, receitas e sabores. CirKula, Belém, 2023. Disponível em: https://www.tnc.org.br/content/dam/tnc/nature/en/documents/brasil/cacau-floresta/CARTILHA3-CACAU_RECEITAS_E_SABORES.pdf

Publicado

2026-04-04

Cómo citar

SILVA, Elano Emerson Belucio da; NOGUEIRA, Ludmila da Rocha; BRAGA, Daniel Palma Perez. Interfaces do cacau e a soberania alimentar de comunidades amazônicas pela perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 9, n. 25, 2026. DOI: 10.36942/dialogossocioambientais.v9i25.1570. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/1570. Acesso em: 5 abr. 2026.