Sobre a Revista

Esta publicação é uma produção do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Governança Ambiental (GovAmb) sediado no Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP), e do Laboratório de Planejamento Territorial, sediado na Universidade Federal do ABC. Ela nasceu vinculada ao Projeto Temático FAPESP 2015/03804-9 "Governança Ambiental da Macrometropole Paulista face à Variabilidade Climática - MacroAmb", parte do Programa FAPESP Mudanças Climáticas Globais, coordenado pelo professor Pedro Roberto Jacobi (IEE/IEA/USP). Com o título "Diálogos Socioambientais na Macrometrópole" foram publicados 12 números e desde Maio de 2022, a revista passou a se chamar "Diálogos Socioambientais", permitindo assim abarcar diversos territórios, territorialidades e temas vinculados às questões socioambientais, sempre com o foco na relação sociedade e natureza, em suas diversas dimensões.


O periódico é constituído pelas seguintes seções:

  1. Conjuntura, onde está a maior parte dos artigos, debantendo os vários aspectos do tema tratado.
    Jovem pesquisador, destinada à publicação de textos de graduandos, mestrandos e doutorandos cujos trabalhos estão em desenvolvimento
  2. Engajamento, para publicação de artigos de pessoas que estejam a frente ou discutindo o papel da sociedade civil e movimentos sociais no tema em destaque.
  3. Entrevistas, relatos de conversas com pessoas relacionadas ao tema (5) Arte, também que conversem de alguma forma com o tema e sugeridas por pesquisadores do projeto ou convidados do número.