LabGRuta: abrindo caminhos na trilha comum da justiça territorial e da gestão de riscos

Autores

  • Rodolfo Baesso Moura UFABC
  • Rayssa Saidel Cortez UFABC
  • Talita Anzei Gonsales UFABC

Palavras-chave:

Justiça Territorial, Gestão de Riscos, LabJUTA, LabGRis

Resumo

Este artigo aborda a relação entre os Laboratórios Justiça Territorial (LabJUTA) e de Gestão de Riscos (LabGRis), ambos da Universidade Federal do ABC, demonstrando princípios vinculados a suas atuações no campo da pesquisa e extensão, como o foco em uma ciência construída de forma coletiva e popular. Nos últimos anos, os encontros desses laboratórios buscaram aprofundar a discussão sobre a permanência qualificada, com boas condições de segurança e habitabilidade, da população de menor renda em seus territórios. Essa colaboração foi carinhosamente apelidada de “LabGRuta”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Baesso Moura, UFABC

Doutorando e Mestre em Planejamento e Gestão do Território, Engenheiro Ambiental e Urbano pela Universidade Federal do ABC. Pesquisador do Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRis-UFABC).

Rayssa Saidel Cortez, UFABC

Doutoranda e Mestra em Planejamento e Gestão do Território (PPGPGT/UFABC), Arquiteta e Urbanista (FAAC/UNESP). É pesquisadora no Laboratório Justiça Territorial (labJUTA) e Diretora de Habitação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbabo, Habitação e Meio Ambiente de Taboão da Serra-SP.

Talita Anzei Gonsales, UFABC

Doutoranda e Mestra em Planejamento e Gestão do Território, Engenheira Ambiental e Urbano pela Universidade Federal do ABC. Pesquisadora do Laboratório Justiça Territorial da UFABC e do Observatório de remoções desde 2015.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

MOURA, Rodolfo Baesso; CORTEZ, Rayssa Saidel; GONSALES, Talita Anzei. LabGRuta: abrindo caminhos na trilha comum da justiça territorial e da gestão de riscos. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 12, p. pp. 39–41, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/590. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Interdisciplinaridades