Papel da geografia no mapeamento de risco e o legado de Kátia Canil:

uma interface

Autores

  • Fabrizio de Luiz Rosito Listo Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Silvia Midori Saito Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Palavras-chave:

Risco, Análise Geográfica, Mapeamento, Kátia Canil

Resumo

Falar em mapeamento de risco no Brasil e o papel da Geografia, sem mencionar as contribuições de Kátia Canil, é uma tarefa muito difícil. Assim, considera-se vasta a análise geográfica no campo dos riscos e desastres, principalmente, na avaliação de ocupações conflituosas com os tipos de relevo as quais estão assentadas, no conhecimento de vulnerabilidades e no uso de geotecnologias. Com o crescimento de regiões metropolitanas e ocupações em terrenos suscetíveis, Kátia participou ativamente no desenvolvimento de uma metodologia regular para o mapeamento dessas áreas, deixando um enorme legado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrizio de Luiz Rosito Listo, Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre e Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco. Membro Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Coordenador do Grupo de Pesquisa ENPLAGEO (Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies) e do Laboratório de Geomorfologia e Geotecnologias. Atua principalmente nos seguintes temas: processos morfodinâmicos; risco; modelos matemáticos e desastres.

Silvia Midori Saito, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Pesquisadora no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre (2004) e Doutora (2011) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

DE LUIZ ROSITO LISTO, Fabrizio; MIDORI SAITO, Silvia. Papel da geografia no mapeamento de risco e o legado de Kátia Canil:: uma interface. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 13–16, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/584. Acesso em: 29 mar. 2024.