Vida em mutirão

Autores

  • Marco Aurélio Toresin Sabi Filmes
  • Marília Simão de Santana Sabi Filmes

Resumo

O filme “Vida em Mutirão” (23’20”, 2023) apresenta os mutirões da Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras de Barra do Turvo (RAMA) e da Rede de Comercialização Solidária, que consome os alimentos produzidos pelas mulheres. As mulheres da RAMA estão juntas desde 2016, caminhando e resistindo na preservação do território e das práticas e saberes tradicionais quilombolas, na produção de alimentos agroecológicos e na construção das relações com uma rede de comercialização solidária. O vídeo mostra as práticas feministas e coletivas de organização de trabalho presentes nos encontros e trocas de conhecimentos nos territórios do Vale do Ribeira e na Grande São Paulo.

As fotos nas páginas seguintes, feitas durante as filmagens, são de Marco Toresin, que assina a direção do filme junto a Marília Simão (Sabi Filmes). A produção é de Helena Zelic, Marília Simão, Miriam Nobre, Natalia Lobo, Renata Reis, Sheyla Saori e RAMA. Uma realização da Sempreviva Organização Feminista (SOF) e da CACTUS, com apoio do Espace Femmes Internacional (EFI) e da Federation Genevoise de Cooperation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Toresin, Sabi Filmes

É fotografo desde 2010 e atua como Diretor na Sabi Filmes. Sempre teve vontade de retratar as pessoas e suas histórias por meio do audiovisual e nesse projeto do filme “Vida em Mutirão” teve a oportunidade de conviver por algum tempo com as mulheres da RAMA e contar com essas imagens um pouco da história de vida delas.

Marília Simão de Santana, Sabi Filmes

Trabalha como produtora audiovisual na Sabi Filmes, mas também é pesquisadora da história da alimentação. Desde 2017 participa do Grupo de Consumo Responsável CAUS (Conexão Agroecológica Urbana Social) e da Rede EsparRAMA (Rede de grupos de consumo de São Paulo) que atua para fortalecer a Conexão Campo-Cidade junto com as mulheres agricultoras da RAMA.

Publicado

2024-05-28

Como Citar

TORESIN, Marco Aurélio; SANTANA, Marília Simão de. Vida em mutirão. Diálogos Socioambientais, [S. l.], v. 7, n. 18, p. 62–67, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/559. Acesso em: 15 jul. 2024.