Desafios para a Implementação de Novas Propostas de Modelos de Remuneração em Teleodontologia no Brasil

Autores

  • Hudi Hud Said Shuqair Curso de formação de Empreendedorismo em tecnologia e informática em saúde, Departamento de Informática em Saúde (EPM/UNIFESP)
  • Izabela Felício Chaves Curso de formação de Empreendedorismo em tecnologia e informática em saúde, Departamento de Informática em Saúde (EPM/UNIFESP)
  • Antonio Valerio Netto UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v6i2.425

Palavras-chave:

Teleodontologia, Modelos de remuneração, Saúde digital

Resumo

O artigo tem como objetivo expor os principais desafios para implementação de modelos de remuneração para teleodontologia tendo como base a realidade econômica e cultural do País. O estudo busca promover a reflexão do setor com relação à remuneração dos prestadores de serviço a distância, garantindo a qualidade desses serviços prestados e não somente se baseando na redução de custos. Realizou-se uma análise crítica da literatura acadêmica acerca dos temas envolvendo modelos de remuneração e teleodontologia na forma de uma revisão narrativa, visando levantar seus desafios e possibilidades de consolidação. A inovação está na construção de uma correlação entre modelos de remuneração e sua adequação para os modelos de negócio envolvendo a teleodontologia no Brasil. Estudo das relações e o impacto dos modelos de remuneração vinculados a teleodontologia identificou que os mesmos são baseados em valor. O custo, a efetividade e a qualidade no serviço são garantidas com a utilização da associação de modelos baseados no FFS + capitation, capitation + assalariamento e FFS+P4P. Esta pesquisa apresenta uma importante discussão sobre os benefícios de implementar a teleodontologia nos serviços de saúde bucal de rotina, além de compreender sua eficácia e eficiência nos processos odontológicos. A pesquisa também contribui para entender o impacto econômico baseado não apenas em redução de custos para oferta de serviços, mas em compreender os modelos de remuneração adequados para suportar estas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela Felício Chaves, Curso de formação de Empreendedorismo em tecnologia e informática em saúde, Departamento de Informática em Saúde (EPM/UNIFESP)

Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Curso de formação de
Empreendedorismo em tecnologia e informática em saúde, Departamento de
Informática em Saúde (EPM/UNIFESP), São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-10-01 — Atualizado em 2021-10-15

Como Citar

Shuqair, H. ., Felicio Chaves , I., & Valerio Netto, A. (2021). Desafios para a Implementação de Novas Propostas de Modelos de Remuneração em Teleodontologia no Brasil. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 6(2), 23–43. https://doi.org/10.36942/reni.v6i2.425

Edição

Seção

Artigos