Startup Lab
Uma Nova Estrutura de Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v7i1.458Palavras-chave:
Empreendedorismo, Startup, Universidades BrasileirasResumo
A criação de startups parece ser uma nova tendência no campo do empreendedorismo, especialmente entre os jovens. As universidades, por serem instituições que trabalham majoritariamente com o público jovem, precisam se adaptar a este novo cenário, em vista de se tornarem universidades empreendedoras. A literatura é abundante ao tratar as habilidades comportamentais que um empreendedor deve ter. Entretanto, pouco se discute quais são as habilidades técnicas que o estudante deve desenvolver para se tornar um empreendedor startup. Sendo assim, este artigo propõe a criação de uma estrutura dentro das universidades brasileiras, intitulada Startup Lab, que tenha como objetivo desenvolver habilidades empreendedoras dos estudantes para a criação de startups. Através de um estudo de caso, a partir da técnica de observação participante, foi avaliado o grau de desenvolvimento de três habilidades comumente atribuídas a empreendedores startups. Verificou-se que as habilidades a serem mais desenvolvidas pelos alunos são as habilidades de se autofinanciar e as habilidades comerciais. Observou-se que parcerias com agentes de financiamento ou maratonas empreendedoras são um bom caminho para fazer com que os alunos desenvolvam tais habilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Link da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.