Compliance no Terceiro Setor
Desafios da Implantação do Programa de Integridade no SEBRAE Ceará
DOI:
https://doi.org/10.36942/reni.v5i2.363Palavras-chave:
Compliance, Programa de Integridade, Transparência, Ética, SEBRAEResumo
Tendo em vista a grande relevância que as entidades paraestatais conquistaram em decorrência da sua atuação paralela à Administração Pública nacional, este artigo tem como mote central a investigação de aspectos pertinentes quanto à interiorização dos princípios éticos e morais relativos à cultura do SEBRAE Ceará, com foco no setor de Auditoria. O objetivo principal do estudo foi o conhecimento das variáveis que influenciam a internalização do compliance na cultura organizacional do SEBRAE, as quais são frutos das ações destinadas à implementação do Programa de Integridade - PI, assim como a valorização dos princípios da transparência e da ética organizacional pelos colaboradores. Observou-se que há uma limitação, especialmente quando se trata de recursos destinados ao desenvolvimento do PI e do apoio da Alta Administração em reconhecer e considerar as questões relacionadas ao citado Programa. Apesar dos obstáculos descritos no estudo, observou-se, também, um grau de resiliência dos colaboradores frente aos ideais do programa.