Hobbes, ou a religião como questão política
Palavras-chave:
Hobbes, política, religiãoResumo
O artigo tem por objetivo analisar a relação entre religião e política na filosofia política de Thomas Hobbes., questão que aparece em quase todas as suas obras. Em Do Cidadão (1642), uma das suas principais produções, o autor trata desta questão a partir de uma reflexão sobre a obediência à lei de Deus ou a lei dos homens em caso de conflitos entre as duas. Uma resposta parcial dada pelo autor do Leviatã, ao afirmar que é difícil falar de contradição entre leis civis e leis divinas, seguindo a linha de que existe um só soberano. Em Leviatã, o problema é abordado com mais consistência e com outro foco. A religião é tratada como parte integrante do projeto filosófico e político e a dimensão religiosa dos homens é apresentada como um dos elementos fundamentais da humanidade a ser considerada pelo soberano. Nosso intuito é mostrar que a religião é vista por Hobbes como uma questão política configurando uma teologia-política que não tem mais como centro Deus, mas o novo deus, criado pelo contrato social passado entre os humanos, isto é, o Estado, representado na pessoa do Soberano.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro : Campus, 1991.
FOISNEAU, LUC. Hobbes et la toute puissance. Paris : Presses Universitaires de France, 2000.
HILL, Christopher. Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a revolução inglesa. São Paulo : Schwarcz, 1990.
HOBBES, Thomas. Behemoth. Trad. Eunice Ostrenky. Belo Horizonte : UFMG, 2001.
HOBBES, Thomas. Leviatã. Trad. João Paulo Monteiro et al. TUCK, Richard. (org.). São Paulo : Martins Fontes, 2001.
HOBBES, Thomas. Do cidadão. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo : Martins Fontes, 1998.
LUTAUD, Olivier. Les Deux révolutions d’Angleterre: Documents politiques, sociaux, religieux présentés par Olivier Lutaud. Paris : Aubier, 1978.
MANENT, Pierre. História intelectual do liberalismo. Trad. Jorge Costa. Lisboa : Edições 70, 2018.
MENEZES, E. “Hobbes e a religião: ponderações sobre a relação entre ateísmo e política”. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, [S. l.], 2016, pp. 33-52, 2016.
POLIN, Raymond. Hobbes, Dieu et les hommes. Paris : Presses Universitaires de France, 1981.
RIBEIRO, Renato Janine. “Hobbes, ou a paz contra o clero”. In: ATILIO. A (org) In. Filosofia política moderna. De Hobbes a Marx Boron. Buenos Aires : CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; São Paulo : DCP-FFLCH, Departamento de Ciências Políticas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20100603074000/03_ribeiro.pdf Acesso em 21 de março de 2025.
RIBEIRO, Jonathas. “Afinal, o que é o anticristo?”. Aventuras da História, 2022. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/afinal-o-que-e-o-anticristo.phtml . Acesso no dia 29 de abril de 2024.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mbaidiguim Djikoldigam

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.