Obstáculos às políticas de empreendedorismo no brasil

análise comparativa do período 2007-2015

Autores

  • Guilherme de Oliveira Santos UFRJ
  • Ana Beatriz Tomás Salles UFRJ
  • Renata Lèbre La Rovere UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.36942/reni.v3i1.171

Resumo

As políticas de apoio ao empreendedorismo no Brasil enfrentam obstáculos devido a dificuldades de articulação das instituições envolvidas. O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa do ambiente institucional do país no período 2007-2015, visando entender se houve mudanças neste ambiente e de que forma elas afetam o fomento à atividade empreendedora no país. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo de entrevistas realizadas com gestores de políticas públicas em 2007 e em 2015, e as categorias de análise utilizadas foram extraídas do modelo de Boyer (1996). O artigo está estruturado em cinco seções. Na introdução apresentamos os objetivos do artigo e uma justificativa da escolha das categorias de análise. Na segunda seção fazemos uma breve revisão do modelo utilizado. A terceira seção apresenta os resultados das entrevistas e a quarta seção a discussão destes resultados. Na quinta seção são apresentadas as considerações finais e sugestões futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Santos, UFRJ

As políticas de apoio ao empreendedorismo no Brasil enfrentam obstáculos devido a dificuldades de articulação das instituições envolvidas. O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa do ambiente institucional do país no período 2007-2015, visando entender se houve mudanças neste ambiente e de que forma elas afetam o fomento à atividade empreendedora no país. A metodologia utilizada foi análise de conteúdo de entrevistas realizadas com gestores de políticas públicas em 2007 e em 2015, e as categorias de análise utilizadas foram extraídas do modelo de Boyer (1996). O artigo está estruturado em cinco seções. Na introdução apresentamos os objetivos do artigo e uma justificativa da escolha das categorias de análise. Na segunda seção fazemos uma breve revisão do modelo utilizado. A terceira seção apresenta os resultados das entrevistas e a quarta seção a discussão destes resultados. Na quinta seção são apresentadas as considerações finais e sugestões futuras pesquisas.

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Santos, G. de O., Salles, A. B. T., & Rovere, R. L. L. (2018). Obstáculos às políticas de empreendedorismo no brasil: análise comparativa do período 2007-2015. Revista De Empreendedorismo, Negócios E Inovação, 3(1), 45–56. https://doi.org/10.36942/reni.v3i1.171

Edição

Seção

Artigos