Sobre a Revista
A ideia de criar uma revista interdisciplinar e interinstitucional de Assistência Estudantil, tendo a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas de Universidade Federal do ABC como sua principal coordenadora, surge do reconhecimento de que a assistência estudantil vem se constituindo ao longo da última década em uma importante área de gestão das universidades públicas. A revista, nesse sentido, nasce com o objetivo de ser território para que a assistência estudantil floresça como uma área do conhecimento, de apresentação e compartilhamento de experiências acumuladas por um significativo grupo de gestoras(es), pesquisadoras(es), docentes e técnicas(os) administrativas(os) ligadas às pró-reitorias de assistência estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior, organizado no Fórum Nacional de Assuntos Comunitários e Assistência Estudantil – FONAPRACE.[1]
Compreender a Assistência Estudantil no contexto da práxis acadêmica implica concebê-la como direito social e mecanismo de ruptura da “ideologia tutelar do assistencialismo, da doação, do favor, e das concessões do Estado” (Sposati 2002, p.23), em que as políticas de assistência têm sido assimiladas.
A Permanecer Revista Brasileira de Assistencia Estudantil - RBAE é parte do processo que objetiva a sistematização e a divulgação das produções e das experiências de técnicas(os) administrativas(os), gestoras(es), dirigentes, pesquisadoras(es) e estudantes que atuam na área de assistência estudantil.
[1] Criado em outubro de 1987, o FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis) congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. (Fonte: http://www.fonaprace.andifes.org.br/site/index.php/sobre/)