Anúncios

Îandé é o pronome pessoal “nós”, em sua forma inclusiva no Tupi. Como explica o dicionário Tupi Guarani, no “Tupi existe outra forma do pronome pessoal NÓS (usada) quando se fala (de) pessoas (não incluídas) no NÓS”.

Na linha do Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia(PDPD), da Universidade Federal do ABC (UFABC), a Revista Îandé nasce com o objetivo de criar canais que estimulem e viabilizem a nossas e nossos discentes publicarem suas pesquisas, desde o primeiro dia. Ou seja, nossa revista surge no espírito de “publicando desde o primeiro dia”. De fato, dado que está vinculada principalmente (mas não exclusivamente), à disciplina Práticas em Ciências e Humanidades(PC&H) melhor seria dizer: publicando desde a primeira disciplina.

A Revista Îandé entende que a comunicação, a divulgação e a publicização são partes integrantes do processo de pesquisa. Mais, que as/os discentes devem aprender e tomar gosto pela escrita científica desde sempre, ainda na graduação, estabelecendo desde cedo o contato com as regras formais (e.g. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT), éticas (e.g. anti-plágio) e culturais (e.g. revisão por pares) da atividade de escrita científica. Nesse sentido, a Revista Îandé se reveste de uma responsabilidade pedagógica: ensinar a praticar a vulgarização (popularização) científica.