Ruínas (pós-)soviéticas na literatura e nas artes visuais angolanas: perspectivas críticas pós-coloniais nas poéticas de Ondjaki e de Kiluanji Kia Henda
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, parto de pesquisas desenvolvidas entre 2018 e 2022, em torno da literatura e das artes visuais produzidas entre 2001 e 2020 em Angola, notadamente no que diz respeito à memória em torno de eventos ligados ao contexto da guerra civil e da Guerra Fria que marcou o país africano. Considerando, portanto, o que produzi para minha tese de doutorado, tomo como corpus de análise as poéticas de dois angolanos, Ondjaki (escritor) e Kiluanji Kia Henda (artista visual), para proceder a uma análise crítica pós-colonial das ruínas imperiais e bélicas, conforme se deslindam nos projetos estéticos de ambos. Argumento que as produções de Ondjaki e Kiluanji
evidenciam a necessidade de revisitar eventos traumáticos ligados à história de Angola, ao mesmo tempo que indicam que a literatura e as artes têm cumprido tarefa fulcral de trazer ao espaço cultural temas que, não raramente, a política de governo tem evitado tratar, optando por uma narrativa de sucesso que encobre o passado traumático.
Downloads
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Link da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.