É Dia de Feira A Figura Masculina e a Organização do Trabalho nas Barracas de Feira

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Marques Silva

Resumo

A realização de feiras livres é algo comum no cotidiano e na dinâmica das grandes cidades brasileiras, sendo seu ambiente extremamente complexo no sentido das relações sociais e comerciais. No entanto, na correria característica desse ambiente, dificilmente notamos tantas dinâmicas e complexidades. Para tanto, o processo de elaboração deste trabalho contou com diversas etapas, passando pela definição do campo de estudo, das questões norteadoras, pela busca de referenciais teóricos, até a ida a campo, a entrevista com os sujeitos da pesquisa e a interpretação deste território extremamente intrincado.


Este trabalho, elaborado em formato de ensaio etnográfico, faz uma leitura geral do ambiente, mas tem como objetivo principal explorar qual o papel da figura masculina nesta dinâmica e como se dá a organização do trabalho nas barracas, algo que me chamou atenção durante a elaboração do trabalho e tem grande força na relações sociais ali estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Gabriel Marques. É Dia de Feira: A Figura Masculina e a Organização do Trabalho nas Barracas de Feira. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 23–30, 2018. DOI: 10.36942/iande.v2i2.71. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/71. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

FONSECA, Claudia. Apresentação - de família, reprodução e parentesco: algumas considerações. Cad. Pagu [online]. 2007, n.29 [cited 2018-04-30], pp.9-35. Disponível em: . Acesso em: 30 de março de 2018.

VEDANA, Viviane. Fazer a feira e ser feirante: A construção cotidiana do trabalho em mercados de rua no contexto urbano. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 19, n. 39, p. 41-68, jan./jun. 2013.