Picadeiro! A vida e a rotina na itinerância

Conteúdo do artigo principal

Lucas Mathias Ribeiro

Resumo

Este trabalho é fruto da proposta da professora Marília Pisani de que fizéssemos uma etnografia na disciplina de Práticas em Ciências e Humanidades, cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área de Ciências Humanas. Uma etnografia consiste na observação de um campo e na descrição de como as pessoas vivem nele, visando uma transformação da visão do observador sobre o objeto de estudo, um trabalho desafiador em diversos aspectos, como a escolha do campo, a seleção de possíveis informantes, a escolha de quais informações são suficientemente relevantes para que estejam presentes no resultado final. O Objeto de estudo escolhido por mim neste ensaio foi o circo recém-chegado à cidade, e no tempo em que me dediquei a este objeto de estudo eu pude observar a relação de seus integrantes com este estilo de vida, as relações empregatícias, a visão que eles têm sobre o próprio trabalho, as dificuldades que eu não imaginara, e uma bela relação que eles têm com a memória e a tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, Lucas Mathias. Picadeiro! A vida e a rotina na itinerância. ÎANDÉ : Ciências e Humanidades, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 51–60, 2018. DOI: 10.36942/iande.v2i2.66. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/iande/article/view/66. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANDRADE, José Carlos dos Santos. O teatro no circo brasileiro – estudo de caso: circo-teatro pavilhão Arethuzza. Tese de doutorado em Artes, USP, São Paulo, 2010.

ROCHA, Gilmar. O circo chegou! memória social e circularidade cultural. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 69- 89, nov. 2012.

TINHORÃO, José Ramos. Os sons que vêm da rua. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2005.